Porque investir em Marketing digital esportivo?
O marketing esportivo unido a criação de sites e marketing digital promovem uma divulgação e amplificação de uma marca ou evento esportivo de forma única e marcante. Essa forma de marketing digital esportivo permite que os profissionais de marketing aproveitem a popularidade e a atenção dos esportes para promover uma marca ou produto de forma digital e impactante em seu público fiel e apaixonado. O marketing esportivo e de entretenimento também abrange criação de sites e marketing digital no esporte e a promoção de eventos ao vivo.
Anúncios de patrocinadores nos jogos, anúncios de estádios e recomendações de atletas são alguns dos exemplos mais comuns de marketing que vemos diariamente ao assistir a eventos esportivos. O marketing por meio do esporte também ajuda a criar uma imagem de marca para um estilo de vida saudável e bem-sucedido que muitas pessoas desejam viver. Essa imagem agrega credibilidade à sua marca e o torna mais atraente aos olhos do consumidor.
Desafios na criação de sites e marketing digital no esporte
Só porque os esportes estão crescendo em audiência rapidamente não significa que não haja desafios publicitários nessa área, principalmente pensando na criação de sites e marketing digital no esporte. Existem muitos obstáculos que as marcas precisam superar para aproveitar as tendências do marketing esportivo:
- A nova geração não está mais assistindo a mídia tradicional TV aberta ou paga por exemplo.
- Contratos obsoletos e inflexíveis impedem a inovação e o crescimento.
- Os detentores de direitos autorais e as marcas não são onde os fãs vão para as fofocas internas.
- Incentivar as pessoas a participar de eventos esportivos pessoalmente é difícil.
- As estrelas do esporte não são atores e nem sempre podem comercializar com eficiência.
Tendências Digitais de criação de sites e marketing digital no esporte em Eventos Esportivos
Essas táticas e estratégias de marketing esportivo e de entretenimento são projetadas para aproveitar muitas novas tendências que se tornaram muito populares devido às mídias sociais. Essas tendências incluem o seguinte:
- Mais mulheres estão se tornando fãs.
- Há um impulso crescente para a gamificação.
- O marketing esportivo está mudando para novas e diferentes plataformas de marketing.
- Os fãs de esportes estão exigindo experiências mais envolventes e imersivas.
- O marketing esportivo está mudando para ser mais orientado para o estilo de vida e o entretenimento.
- A cultura do marketing esportivo está se tornando mais inclusiva.
Crie conteúdo envolvente
Um truque que profissionais de criação de sites e marketing digital no esportes podem usar para atrair o público é criar conteúdo impactante com a ajuda de celebridades esportivas. Os fãs de esportes compartilham conteúdo com seus amigos, o que significa que você pode acessar as redes de pessoas que seu público-alvo conhece. Mais da metade dos fãs seguem seus times favoritos nas mídias sociais, para que você possa engajar digitalmente seus clientes se eles forem fãs de esportes.
Desenvolva um público-alvo
Um público-alvo são as pessoas para as quais você estará comercializando diretamente. Considere as características do público, como localização, idade, interesses e renda. Pensar em seu mercado-alvo primeiro permite determinar como alcançá-los e quais consumidores segmentar. Seria tolice direcionar os fãs de corrida para um curso de programação quando sua pesquisa diz que eles se preocupam com autopeças.
Parcerias de marca
As marcas geralmente contam com parcerias para gerar resultados. Equipes esportivas e marcas estão procurando se alinhar umas às outras à medida que as empresas se tornam mais orientadas a dados. As marcas estão à procura de novas oportunidades para investir em parcerias, por isso estão sempre à procura de novos caminhos para que isso aconteça.
Compartilhamento de conteúdo e fotos
A maioria dos fãs de esportes modernos gosta de compartilhar conteúdo. Eles gostam tanto de compartilhar conteúdo que permite que eles se conectem com outros entusiastas de esportes com interesses semelhantes. Assim, para que seu conteúdo seja eficaz, ele deve ser facilmente compartilhável e atraente o suficiente para ser compartilhado. Cerca de 60% dos jovens de 18 a 29 anos estão interessados em assistir a um jogo de hóquei nas redes sociais. Se 83% dos fãs de esportes verificam as mídias sociais enquanto assistem a um jogo, essa não é uma excelente oportunidade para investir pesado nas mídias digitais como criação de sites e marketing digital no esportes para divulgar de forma ampla e gratuita?
Usando as ferramentas certas
O marketing esportivo requer o uso de uma combinação de diferentes ferramentas para atingir o consumidor. Por exemplo, as pessoas assistem a eventos esportivos na televisão, acessam o site do time, verificam resultados em seus dispositivos móveis, assistem a eventos esportivos ao vivo, ouvem esportes no rádio e leem sobre esportes no jornal e online. Essa combinação de diferentes pontos de venda significa que você tem muitas maneiras diferentes de segmentar seu mercado. Imagina um time grande que investe milhões em patrocínios e estrutura, não investir na criação de site da sua marca, isso seria um erro crucial na estratégia de criação de sites e marketing digital no esportes.
Lembre-se de que o Google direciona cerca de 96% do tráfego de pesquisa para dispositivos móveis e cerca de 47% dos fãs de esportes usam dispositivos móveis para verificar o Facebook e Instagram durante um jogo.
Esse mercado em rápido crescimento deve atingir 70 bilhões de dólares em todo o mundo até 2023. Além disso, os vídeos ao vivo são muito mais poderosos do que os vídeos com script: os espectadores os assistem quase três vezes mais, com uma taxa média de engajamento 12 vezes maior.
À medida que o custo de produção de quantidades mais significativas de filmagens cai para quase zero, há mais oportunidades para levar os espectadores de esportes aonde eles querem estar: no campo de treinamento, no vestiário e quando o jogo é ganho ou perdido.
Conclusão
Se você está no ramo esportivo não perca tempo e não deixe de aproveitar essa oportunidade de levar cada vez mais o seu público para o meio digital através da criação de sites e marketing digital no esportes e manter esse público fiel e apaixonado conectado com o atleta ou com o time.